Spots




U-BOAT 1277 **
Prego *
Brenha **
Bezerros *
Tiber (Navio do Norte) **
Caneiros de Fora *
Cantanhede (Batelão) **
Recreio do Sul *
Prego *
ADNG OPEN#1(Cardeal) *

Canyons *
 *   Certificação OWD (Open Water Diver ou equivalente (P1) 
** Certificação AOWD (Advanced OWD) ou equivamente (P2)

Mergulho Técnico
Kassamba
Selir
Santo André



U-Boat 1277
 
Profundidade máxima: 31m
Dificuldade:2/3
Certificação Mínima: AOWD/P2

A ter em conta: Redes de pesca e cabos, principalmente na interface entre o leito marinho e o naufrágio.

Submarino Alemão da 2ª Guerra Mundial afundado intencionalmente pela própria guarnição em finais de 1945.

Sobre o submarino:
Classe VIIC/41:Dimensões: Comprimento:67.10m Armamento, Tripulação e Alcance:Anti-Aérea: 88/45(220 rounds) | Torpedos: 14 Total: 4/1 Proa/Ré |Tripulação: 44-52 homens Prof. Maxima Operacional: 250m |Alcance: 8500/10milhas.


Brenha
Profundidade máxima: 27
Dificuldade: 2
Certificação Mínima: AOWD/P2

Arrastão de pesca que afundou na sequência de um temporal que o levou a embater num baixio. Toda a tripulação foi salva por outra embarcação de pesca.
Até à uns anos, era possível ver esta embarcação de 32m de comprimento separada em duas partes praticamente idênticas em dimensão, estando perfeitamente pousado no fundo na posição invertida, permitindo espreitar para o seu interior com toda a sua grandiosidade.
Mais recentemente por acção do mar entre outras, encontra-se basicamente em 3 partes, desta vez tendo ficado deitado para estibordo. As suas grandes hélices são um ponto de destaque.   
 


TIBER (Navio do Norte)
Profundidade máxima: 33m
Dificuldade: 1
Certificação Mínima: AOWD/P2

Este vapor do séc. XIX, ainda motorizado com caldeira e movido a pás, encontra-se num fundo de areia. Há alguns anos, três arrastões ficaram com os seus aparelhos presos neste naufráfio, resultando numa dispersão circular das suas partes e peças. Não irá encontrar a silhoueta de um navio, mas antes todas as suas partes concentradas numa área circular com destaque para as bombardas (pequenos canhões), peças de motor, roda das pás de locomoção e caldeira. 



Cantanhede (Batelão)
Profundidade máxima: 27m
Dificuldade:2
Certificação mínima: AOWD/P2
A ter em conta: eventuais redes/aparelhos de pesca.


Este naufrágio também resultado de um temporal inesperado, fazia parte de um comboio de embarcações sendo o "Marialva" a embarcação principal que transportava uma carga de cimento com destino ao Porto de Leixões. 
Toda a tripulação perdeu a sua vida no dia da intempérie. É um mergulho particularmente interessante para mergulho nocturno já que o seu casco coberto de anémonas brancas lhe dá uma visão fantástica.
Como se encontra no enfiamento da foz do Rio Douro, as imersões neste local são condicionadas pelas marés.  




Prego

Profundidade máxima: 21m
Dificuldade: 1/2 (1-5)
Certificação Mínima: OWD/P1

Descrição:
Uma baixa já bastante conhecida pelos mergulhadores da zona norte que é formada essencialmente por duas formas rochosas, permitindo um mergulho circular em volta destes rochedos submersos.

Zona excelente para os iniciantes, já que não ultrapassa os 21m, ficando a zona mais baixa nos 6-8m variando consoante a maré e onde normalmente é lançado o ferro.

Local conhecido pela abundância de robalos, bodiões, sargos e polvos.

Um excelente mergulho até para os mais avançados ou amantes da fotografia.

Nas proximidades e dependendo da altura do ano é possível encontrar pontos de agregação de exemplares do caranguejo-pilado (P. henslowi) que formam autenticos tapetes submersos de areia ornamentados por centenas e centenas destes exemplares.




Bezerros: 

Profundidade máxima: 25m
Dificuldade: 2
Certificação Mínima: P1/OWD
A ter em conta: Aparelhos de pesca perdidos; principalmente para a pesca do robalo; basicamente o palangre/"trole"; basicamente uma linha principal de monofilamento onde ficam colocadas espaçadamente linhas com anzol, perpendicularmente ao fundo, de forma  capturarem esta espécie pelágica.

Descrição:
Uma baixa que atinge quase a superfície ficando os cabeços rochosos  visíveis quando o vento e o Mar estão mais agitados.
É também um ponto de encontro para vários tipos de espécies que aproveitam este nicho ecológico como fonte de abrigo e subsitência.
Nas suas redondezas é possível encontrar uma densidade considerável de laminárias, nomeadamente na zona mais profunda, que poderá ir até aos 25m. No entanto os mergulhos entre os 10 e 15m são normalmente bastante satisfatórios.




Caneiros de Fora

Profundidade máxima: 15-25m
Dificuldade: 1 
Certificação Mínima: OWD/P1

Descrição:

Este spot está recheado de vida marinha, com especial destaque para os robalos e bodiões. Caneiros, advém das anfractuosidades rochosas espaçadas por curtas distâncias ficando entre elas sinuosidades de fundo arenoso por onde vagueiam em segurança exemplares destas espécies.

As laminárias revestem as formações rochosas e o mergulhador pode calmamente planar sobre estes locais onde irá visualizar a movimentação das espécies.

Pequenas paragens são aconselháveis em determinados locais de forma a poder aguardar a aproximação da vida marinha.

As condições de Mar deverão ser aceitáveis para permitir a entrada na água e saída dos mergulhadores sem difculdade, já que, é uma zona exposta.





Recreio do Sul

Profundidade máxima  15m
Certificação mínima:OWD/P1
Grau de dificuldade: 1
A ter em conta: local ideal para os primeiros passos no mergulho, nomeadamente mergulhos de escola, exame.

Descrição:

Este local torna-se ideal para os iniciantes, já que, de uma forma geral contém todos os elementos quer de amostras de vida marinha que se poderão encontrar nos mergulhos da zona Norte, como em simultâneo, largos espaços entre formações rochosas e fundos de areia, onde os mergulhadores e instrutores poderão facilmente leccionar aulas de Mar, uma vez que fica numa zona abrigada com amplo campo de visão.







ADNG OPEN#1 -Cardeal
Profundidade Variável: 8-30m em plataformas amplas
Dificuldade: 2 a 3
Certificação Mínima: OWD/P1 | AOWD/P2
A ter em conta: Eventuais aparelhos de pesca variados.


Descrição:

No seu conjunto constitui praticamente uma "montanha" submersa, com várias possibilidades de mergulhos.

Acessível para os iniciantes aos mais avançados.

As formações rochosas que se aglomeram num deserto de areia, tornam-se como que um oásis para a vida marinha. É possivel ter encontros raros nas nossas águas, como raias entre outros exemplares que por qualquer motivo incluiram na sua rota este local.

A extensão destas formações rochosas no fundo submarino é consideravel,o ideal para fazer o seu patamar de descompressão sem estar preocupado com o profundímetro enquanto passeia nas zonas que progressivamente se vão aproximando da superfície.

Existem também vários pequenos canyons onde os encontros com a vida marinha são proporcionais com a profundidade quando falamos de certas espécies. Durante os meses quentes, é comum encontrarmos nuvens de centenas de individuos de peixe-porco (Balistes carolinensis) que acabam por tornar este mergulho muito sui-generis.




Canyons

Profundidade Máxima: 15m
Certificação minima: P1/OWD
Descrição:Um mergulho acessível a todos, onde por entre largos canyons de rochas incrustradas de vida nas suas mais variadas cores e formas, permite um mergulho fantástico seja iniciante ou já avançado.
 
video #1 Full Screen



Mergulho Técnico: 
Kassamba 75m

Profundidade Máxima: 75m
Certificação Mínima: Trimix Diver
Tipo de navio: Cargueiro, porta-contentores (138m de comprimento)
Carga Declarada: vinho e tecidos. Nacionalidade: AngolaData do incidente: 1985, 26 Março.Tripulação:31 homens, todos resgatados. Distância: 11 milhas náuticas
Resumo Histórico:

 O Kassamba quando retornava ao seu porto de origem em Namibe, zarpando de Leixões sofreu a ruptura de um dos seus tanques de lastro a cerca de 4.5 milhas . Como consequência, adornou para bombordo num ângulo de  cerca de 25º. Como resultado, deu-se uma reacção em cadeia onde os contentores  que transportava começaram a deslizar dentro do navio, provocando uma ruptura do casco.
De forma a ser evitado um desastre ecológico, o navio foi rebocado para Mar aberto até cerca de 11 milhas da costa, local onde hoje permanece.

Devido às condições de tempo, apenas foi possível recuperar a tripulação na totalidade, ficando a sua carga perdida para sempre. A operação de resgate envolveu várias embarcações, nomeadamente da Marinha Portuguesa e até embarcações de pesca.

O Navio encontra-se actualmente na posição na qual foi deixado; a descida até aos 75 metros de profundidade deste gigante, manteve-o com a inclinação para bombordo, estando orientado para noroeste num fundo de areia.



Selir 70m

Profundidade Máxima: 70m
Certificação Mínima: Trimix Diver
Vapor do selir; este naufrágio encontra-se envolto de mistérios quanto à causa do seu acidente como da sua proveniência. 
Encontra-se praticamente à mesma distância que o Kassamba. 
Visitado já por: In-Silence, Xpertdiver(Submersus), Ricardo Constantino (ENTRADA).







Santo André 60m
Profundidade Máxima: 60m
Certificação Mínima: Trimix Diver
 
Vapor do séc. XIX cuja proveniência, e causas do naufrágio permanecem uma incógnita. 
Após vários anos sobre histórias da sua localização junto da Comunidade Piscatória, finalmente em 2008, foi possível conseguir uma posição exacta do referido navio.
Detecta-lo contudo, foi outro desafio; uma sonda regular dificilmente é capaz de o detectar pela simples razão de que o seu casco se encontra parcialmente afundado no leito marinho, sendo o seu ponto mais elevado as enormes caldeiras.
Anunciada a sua localização no Forum de Mergulho em 2008, sob a designação ADNG TEK#1 (ver

Foi pela primeira vez mergulhado e filmado em 2009, 
e posteriormente revisitado pela equipa Xpertdiver que com as suas scooters fizeram vários mergulhos de lés-a-lés neste naufrágio.
A sua descoberta deve-se aos Amigos Pescadores que pacientemente foram dando indicações e relatos da sua possível localização, e sem os quais não teria sido possível encontra-lo.




TABELA DE PREÇOS PVP IVA INCLUÍDO: 

Saídas locais: Guia de Grupo Incluído
30€ Saída de Mergulho com garrafa 12/15L Ar (EAN21)
35€ Saída de Mergulho com garrafa 12/15L Nitrox (EAN32)
25€ Saída de Mergulho sem garrafa

Guia de Mergulho Pessoal: extra 40€

Saídas de Mergulho Técnico: Mergulhador de Apoio Incluído
Spots offshore designados envolvem distâncias de 25/26 milhas náuticas:350€

Marcações:
Membros da Comunidade - Directamente no site via RSPV
Mergulhadores(as) - via email/Telefone +351-91-660-8010
Desistências:
  Membros e Mergulhadores em Geral: 24h de antecedência via telefone.
Desistências posteriores não serão consideradas sendo que
é da sua responsabilidade honrar o compromisso.


Aluguer de equipamento: 
5€ Garrafa
5€ Colete
5€ Reguladores
5€ Barbatanas
5€ Máscara
5€ Lanterna (sem pilhas)
10€ Computador de Mergulho

Aluguer de equipamento deverá ser requisitado com 24h antecedência



Enchimentos:
5€ 12/15L Ar (EAN21)
8€ 12/15L Nitrox (EAN32)

Nitrox >32 e Trimix sob consulta