31 Aug 2010

Luas, Marés, o Presente e o que Se Apresenta: Revisão de Conhecimentos

A maré tem como causa a atracção gravitacional do Sol e da Lua.

maré sobe quando das passagens meridianas superior e inferior da Lua. Isto é, temos preia-mar (maré cheia) quando a Lua passa por cima de nós e quando a Lua passa por baixo de nós. (Nós enquanto planeta Terra).

As preia-mares sucedem-se assim, regularmente, com um

"Spring Tides" = Marés Vivas (thanks Kim) 

intervalo médio de meio-dia lunar (aprox. 12h 25m) e no dia seguinte, é uma hora mais tarde.O mesmo se aplica às baixa-marés.

Portanto: 6h, vira, 6h, vira, passa o dia, 6h+1h é a hora do ponto da maré no dia a seguir.

Outro aspecto importante a ter em conta é o fenómeno quinzenal da alternância entre marés vivas e marés mortas;decorre do efeito do sol como elemento "perturbador". Com efeito, quando o Sol e a Lua estão em oposição (Lua cheia) ou conjunção (Lua nova), a influência do Sol reforça a da Lua e ocorrem as marés vivas (matematicamente as constituintes somam-se). Por outro lado, quando o Sol e a Lua estão em quadratura (Quarto crescente e Quarto minguante), a influência do Sol contraria a da Lua e ocorrem as marés mortas

Regra geral, as amplitudes de marés vivas em Portugal Continental são cerca de 1,5 m. Isto é, o mar sobe e desce 1,5m em relação ao nível médio. Em marés mortas, a amplitude da maré é da ordem dos 70 cm. Na Madeira temos uma amplitude de 1 metro em marés vivas e 50 cm em marés mortas; nos Açores temos 70 cm em marés vivas e 30 cm em marés mortas. Estes valores ilustram um facto conhecido: a amplitude da maré diminui quando nos afastamos da costa. Com efeito, sabe-se que a maré se torna praticamente nula nas zonas centrais das grandes bacias oceânicas.

Convém por último referir que o nível da água do mar depende ainda de outros factores que não a maré astronómica, tais como a pressão atmosférica, ventos e a agitação marítima. A pressão atmosférica é o mais importante dos factores não astronómicos que influenciam a subida e descida do nível do mar; com efeito, as baixas pressões produzem um aumento do nível das águas e, inversamente, as altas pressões estão associadas a uma descida do nível do mar.

In: Instituto Hidrográfico


Uma boa altura para rever o fenómeno das Marés na Enciclopédia de Mergulho Recreativo!
Não tem e gostava de ter? Contacte-nos, uma ferramenta essencial para qualquer Mergulhador(a)
e Obrigatória para o curso de Divemaster.

E pronto, resumidamente o que estamos a assistir é ao fenómeno das Marés Vivas em acção por toda a nossa Costa para gáudio dos amantes das Ondas, e "secura" daqueles que encontram debaixo das águas do Mar os seus momentos de prazer e lazer..