O naufrágio RYTTERHOLM (EL CHINO)
O Rytterholm está afundado a 32 metros de profundidade, ainda mantendo muito de sua estrutura e ainda é considerado o melhor naufrágio ao largo da costa galega acessível para a maioria dos mergulhadores.
O NAVIO:
Foi construído em 1951, em Malmoe, sob o nome de Ventura até 1965, depois foi mudado para Martin Bakke Rytterholm até 1972 e depois até o seu colapso em 1976.
Sua Rytterholm 5.713 toneladas de arqueação bruta, 3219 de toneladas líquidas registadas e 9.225 toneladas de porte bruto. Seu comprimento era de 152 metros, 21 metros de largura e 9,5 metros de profundidade.
Era alimentado por dois motores de 3.000 hp.
História:
O navio norueguês Rytterholm afundou às 9:30 pm 12 de outubro de 1976 na entrada da baía de Coruña, resultado de uma mudança de carga transportada, uma carga de fertilizantes (adubo químico, possivelmente com sulfato de amônio).
Salvaram-se 34 dos 35 membros da tripulação. Apenas o cozinheiro do navio se perdeu no mar, recusando-se a ser apanhado pelas embarcações de salvamento, Este homem era um cidadão chinês daí o nome que tem atualmente o naufrágio, "El Chino".
O Rytterholm partiu para a Tailândia na segunda-feira à noite por causa do tempo, houve uma a carga transportada provocou a inclinação do barco de 20 graus para estibordo. Naquela ocasião, o Rytterholm pediu permissão para entrar no porto e corrigir a inclinação, mas as autoridades negaram participação que a visibilidade e as condições do mar consideraram como uma manobra arriscada.Esperou ate ao amanhecer para na terça-feira iniciar a sua aproximação ao porto, encontrado-se numa situação complicada. Foram ao local vários rebocadores, e nada poderia ser feito, uma vez que o navio afundou em poucos minutos.
Participe nesta viagem, e não se esqueça das datas limite de inscrição, e respectivas condições para participar.
As marcações e comprovativos deverão ser feitos e enviados até dia 28 de Agosto até às 00h00.
Caso pretenda juntar-se ao grupo, contacte-nos:
via email aqui: