Durante a última década uma equipa de cerca de 2700 cientistas provenientes de 80 países, desenvolveram um dos maiores projectos de colaboração científica na descoberta das milhares de espécies que vivem no fundo dos oceanos.
O fundo dos oceanos teve sempre muitos segredos. Ali vivem milhares de espécies extraordinárias, muitas delas totalmente desconhecidas pelo homem. Conhecer melhor os seus habitantes foi durante décadas um dos grandes objectivos dos cientistas, que hoje está mais próximo graças a um ambicioso projecto internacional de investigação que foi apresentado em Londres em forma de livro, O Grande Censo da Vida Marinha.
Este livro reúne a informação recolhida durante 10 anos em todos os oceanos do mundo e destaca o grande impacto da actividade humana nos mares e nos seus habitantes. Para levar a cabo este grande inventário foram necessárias 540 expedições (9 000 dias navegados pelos mares) e milhares de horas de trabalho catalogando os dados em laboratórios e nos arquivos. O resultado é um retrato sem precedentes da biodiversidade dos oceanos.
Fonte: naturlink