5 Oct 2010

Semana do Tubarão de 2010



 Durante a Semana do Tubarão de 2010, os membros da Shark Alliance irão reunir mergulhadores e entusiastas da vida marinha no sentido de requerer aos membros do Parlamento Europeu para unificarem e fortalecerem as medidas de preservação destas espécies nomeadamente banir a actividade de "shark finning" antes que se torne demasiado tarde.






O shark finning é um tipo de pesca onde o tubarão é capturado e suas barbatanas são cortadas. Os animais, ainda vivos, são atirados de volta ao mar, para morrer de forma cruel.

Porquê?

A união europeia baniu o shark finning em 2003, contudo gaps na regulamentação aplicada enfraqueceram o objectivo desta acção.
A praticamente quatro anos atrás, um grupo de Membros do Parlamento Europeu pediu à Comissão Europeia para que fossem tomadas medidas para reforçar a incisividade de banir esta actividade que coloca em perigo as diversas espécies de elasmobrânquios (tubarões, raias e quimeras).

O Plano Europeu de Acção de Protecção dos Tubarões foi publicado em Fevereiro de 2009. Contudo até hoje continuam a existir falhas regulamentares que colocam os tubarões em risco.

Em 2011, o Parlamento Europeu irá votar sobre a aplicação de nova regulamentação que a Comissão está a elaborar.

É necessário assegurar que os Membros da Comissão Europeia irão continuar a levar avante esta acção de preservação, principalmente, reduzindo ou idealmente eliminando as falhas encontradas na regulamentação estabelecida anteriormente.


Como é que podemos ajudar a fortalecer esta acção na União Europeia?

Estar atento aos próximos eventos anunciados para as acções dentro da Semana do Tubarão em 2010.
Com o apoio da comunidade de mergulhadores e cidadãos da Comunidade Europeia, irá continuar o trabalho conjunto com a Comissão Europeia garantindo o seu apoio.


Factos:

Espanha está na no topo dos maiores exportadores de barbatana de tubarão par a Asia.

Uma das medidas de controle do shark finning, é o ratio entre o peso corporal dos especimens de tubarões e as respectivas barbatanas; na Europa esse ratio, é o mais baixo do mundo inteiro: o que quer isto dizer?

A grande maioria dos tubarões que chegam aos portos de pesca, vêm desprovidos das suas barbatanas, um sinal de que continua a haver um intenso shark finning, e portanto o comércio de venda de barbatanas de tubarão para o mercado asiático.

  • As barbatanas de tubarão, são vendidas por várias centenas de dólares por quilo:
  • as barbatanas de tubarão martelo, encontram-se entre as mais valiosas.
  • O gigante inofensivo tubarão baleia, tem a sua barbatana peitoral avaliada em cerca de 15.000 USD.
  • O comercio global da venda de barbatanas de tubarão está em aumento contínuo e o mercado da venda de sopa de tubarão está a ter um aumento anual de 5%.
  • Algumas espécies de tubarões Atlânticas sofreram uma diminuição de 90% nos últimos 15 anos.

O nosso objectivo é poder dar aos tubarões uma hipótese de sobrevivência, na preparação das linhas orientadoras das medidas de protecção implementadas pela união europeia, nomeadamente em fortalecer e corrigir as falhas na regulamentação relativa ao Shark Finning.

Programa da Semana do Tubarão em Portugal:
clique para fazer o download do programa PDF

Conferência de Imprensa que terá lugar no dia 5 de Junho, às 12h30, no Fórum FNAC do C. C. Vasco da Gama.




A ADNG DIVING, como membro da Shark Alliance irá enviar os pedidos a cada um dos Membros da Comissão Europeia de acordo com as directrizes da Shark Alliance, tendo também para distribuir aos interessados panfletos sobre a preservação dos Tubarões e pin´s da Semana Europeia de Preservação dos Tubarões.
Os itens relativos a Esta Semana serão distribuídos de acordo com o stock existente.
Peça o seu já!
info@adngdiving.com