26 Jul 2011

Reunião da Shark Alliance em Portugal do passado dia 22 Julho


A Shark Alliance é uma organização não-governamental cujo objectivo é a protecção das espécies e Elasmobrânquios (tubarões, raias e quimeras) onde se reúnem vários membros de todos os países na forma de uma coligação onde a ADNG DIVING também faz parte. (ver)

Portugal e Espanha, são praticamente os "últimos" países da União Europeia cuja regulamentação das pescas ainda permite a acção de "finning", que basicamente consiste na remoção das barbatanas com interesse comercial, largando de volta ao Mar seguidamente os tubarões para uma morte lenta por hemorragia e afogamento uma vez que na grande maioria destes animais é necessária a natação para manterem a capacidade respiratória, salvo algumas excepções.
Assim tem vindo a ser feitos esforços junto do Parlamento Europeu de forma a que sejam unificadas medidas de protecção destas espécies nomeadamente na pesca comercial.

A Erica Cruz, membro da nossa Comunidade, esteve presente a apresenta resumidamente o que está a ser planeado por todos os Membros da Shark Alliance:

A reunião decorrida teve vários objectivos:

1-      Perceber de que forma é que o trabalho da Shark Alliance poderia ser implementado e mantido em Portugal

2-      Desenvolver uma estratégia nacional e um plano de acção para a regulação da pesca do tubarão, particularmente o “finning”, em Portugal e na União Europeia.

3-      A semana do Tubarão a realizar em Outubro.



Na reunião estiveram presentes representantes de várias entidades: jornalista, QUERCUS, Clube Militar Naval e membros da Shark Alliance.

Foram debatidos os dois primeiros tópicos, e o trabalho elaborado pela Shark Alliance está no bom caminho.
Conseguiram a maioria de votos numa “return declaration” assinada, que embora não tenha poder legislativo é um sinal positivo, para quando for realmente estabelecida a legislação.


Quanto á semana do tubarão em Portugal nós enquanto mergulhadores podemos ser uma ferramenta chave para divulgar este projecto e uma petição que irá ser divulgada em breve. Alguma sugestões passam por fazer mergulhos com painéis alusivos ao tema, realizar pequenos vídeos com testemunhos pessoais do porque acharem importante a protecção do tubarão, etc. Também estão abertos a novas ideias!

“Barbatanas no tubarão, em todos sem excepção”