30 Jun 2010

Já reparou que alguns peixes tem os dois olhos do mesmo lado do corpo?? Assimetrias da Natureza

Solha, pregado, linguado, solha  são mais do que apenas um prato saboroso na sua mesa.  Eles são peixes chatos que passam sua vida adulta estava com um lado plano no fundo do mar, enquanto o outro lado voltado para cima, permitindo assim que o peixe pode ficar imóvel por horas, esperando por um petisco que passe nadando.  

Quando isso acontece, o peixe-chato lança-se para cima e de repente abre a boca para aspirar o peixe infeliz por dentro.  

Uma vez que estes peixes passam toda a sua vida adulta com um lado de frente para o fundo do mar, eles evoluíram em várias adaptações morfológicas, tais como tendo dois olhos localizado em um lado da cabeça, dando-lhes uma visão (para cima) e um lado cego (para baixo) do lado. 

Mas  não nascem com ambos os olhos em um lado da cabeça, então como é que eles acabam de que maneira?
  
Mesmo Charles Darwin, um dos co-descobridores da teoria da evolução pela seleção natural, foi confundido com o que ele se referia como essa peculiaridade "notável" da morfologia dos peixe-chatos.
 
Nascem com um olho em cada lado da cabeça, mas sofrem uma metamorfose larval onde um olho migra para o outro lado da cabeça do peixe e no final de desenvolvimento larval, produzem juvenis assimétricos.
  
Até o momento em que o crânio é totalmente ossificado, os olhos são fixados com carácter permanente no local.
Não se conhecem fósseis de transição com os olhos parcialmente deslocados, nem assimetria. 


A inexistência de fósseis de transição tem sido fonte de grande controvérsia científica sobre se essa assimetria evoluiu gradualmente ou através de um súbito salto evolucionário que produziram "monstros esperançosos", como originalmente descrito pelo geneticista Robert Goldschmidt em 1930.

ler mais

Link original aqui