10 Nov 2011

Protecção das Espécies de Tubarão : Dr. João Correia - Semana Do Mar Edificio Transparente 2011



Dr. João Correia
(APECE)




DECLARAÇÃO DO OBJECTIVO DA SHARK ALLIANCE
A SHARK ALLIANCE é uma coligação global de organizações não governamentais, sem fins lucrativos, dedicada à recuperação e conservação das populações de tubarões, através do melhoramento das políticas de conservação dos tubarões.
A SHARK ALLIANCE está vocacionada para assegurar o seguinte: Limitações à pesca do tubarão, de acordo com aconselhamento científico e o princípio da precaução, incluindo regulamentação mais eficaz para a prevenção da captura de tubarões para recolha de barbatanas; Orientações para a protecção e conservação dos tubarões através da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES); Aprovação de uma Resolução das Nações Unidas que inclua prazos ambiciosos para a implementação do Plano Internacional de Acção para os Tubarões e contemple consequências por falta de actuação.
Os Tubarões evoluíram durante mais de 400 milhões de anos e desempenham um papel fundamental nos ecossistemas oceânicos. Tal como os predadores terrestres como, por exemplo, os leões e os lobos, os tubarões mantêm o número de elementos de outras populações sob controlo e ajudam a manter o equilíbrio da vida. Em geral, os tubarões crescem lentamente, atingem a maturidade tarde e reproduzem-se pouco. Por essa razão, as populações de tubarões são particularmente vulneráveis à sobreexploração e recuperam lentamente quando estão em número reduzido. Dezenas de milhões de tubarões são mortos todos os anos, intencionalmente ou em consequência da actividade da pesca.
Hoje, principalmente por causa da sobreexploração pesqueira, os tubarões estão entre os animais oceânicos mais ameaçados. A IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) classificou 17% das espécies mundiais de tubarões (incluindo os seus parentes raias e quimeras) como ameaçadas de extinção (perigo crítico, em perigo ou vulnerável, segundo os critérios da lista vermelha da IUCN), e mais 13% em risco de ficarem em perigo de extinção, num futuro próximo. O desaparecimento dos tubarões teria efeitos negativos em muitas outras espécies.
O aumento da consciencialização e envolvimento do público, bem como a maior transparência e responsabilização nos processos de tomada de decisão, são fundamentais para aumentar a prioridade na gestão dos tubarões e tornar efectiva a conservação das suas populações.
A SHARK ALLIANCE dedica-se a assegurar que estes vulneráveis animais sobrevivam e tenham um desenvolvimento saudável, para benefício dos ecossistemas oceânicos.

Membros da Shark Alliance em Portugal aqui
Assine a Petição para Protecção das Espécies de Tubarão