28 Nov 2009

 Proteger o Fundo do Mar: Entender os Porquês: parte 3

Para termos a noção de que a informação disponível é fidedigna o ideal é fundamenta-la através de várias fontes ou entidades que subscrevam o tema em causa.
Num dos artigos publicados previamente "Sustainable Seafood Supermarket Survey"(ler artigo),  de uma entidade que não é a Greenpeace, mas partilha a preocupação da conservação do Ambiente, é possível ver que de forma global estão a ser feitos estudos sobre a proveniência dos recursos marinhos que consumimos, utilizamos, e na grande maioria inadvertidamente estamos a contribuir indirectamente para acções que são destrutivas ou no mínimo, com impactos menos positivos no Ambiente que tanto nos atrai, surpreende e exploramos.
Como tal, também para que possa aumentar o seu conhecimento e em simultaneo, poder repensar a sua atitude, achamos por bem partilhar para além da pesquisa sobre os hipermercados da MCS, um estudo da Greenpeace sobre as grandes superfícies em Portugal, a proveniência do Pescado e quais são as grandes empresas que tem tido cuidados com o Ambiente.
Assim, aqui fica:

A Greenpeace volta a comparar as políticas de compra dos principais grupos de distribuição alimentar para revelar quem tem feito um esforço maior para oferecer produtos de peixe sustentável aos consumidores.

É de realçar que embora já tenham sido dados alguns passos fundamentais para melhorar a oferta de peixe sustentável, a maioria das grandes superfícies ainda vende espécies de peixe presentes na Lista Vermelha da Greenpeace. Estas espécies estão ameaçadas pela pesca excessiva e/ou são capturadas por métodos que destroem o ecossistema marinho, razão pela qual é indispensável continuar a trabalhar com os supermercados para proteger os recursos marinhos dos nossos oceanos e assegurar o futuro da indústria da pesca.
Quem Melhorou:
O Lidl e a Sonae evoluíram consideravelmente e estão hoje em franca vantagem em relação às outras cadeias. Desde o ano passado, os dois grupos entraram em diálogo com a Greenpeace e ambos já desenvolveram políticas escritas de compra de peixe. É de realçar que a Sonae subiu de último para segundo lugar no ranking de supermercados.
As duas empresas ainda não atingiram os níveis de sustentabilidade exigidos pela Greenpeace para serem classificados a verde, tanto o Lidl como a Sonae continuam a trabalhar com a organização para melhorar e implementar gradualmente o compromisso assumido de oferecer aos seus consumidores peixe sustentável, responsável e legal.
Quem não se preocupou:
Os Mosqueteiros, Auchan e Jerónimo Martins estão muito longe de mostrar uma abordagem responsável em relação aos produtos de peixe que vendem. Nenhum dos grupos respondeu aos diversos pedidos enviados pelos seus consumidores para que entrem em contacto com a Greenpeace e nenhum forneceu as informações requeridas pela organização para avaliar as suas políticas de compra e venda de peixe.
A falta de transparência, aliada à grande quantidade de espécies da Lista Vermelha da Greenpeace que se encontra à venda nestas superfícies e à ausência de um sistema de etiquetagem eficaz, reflete-se neste segundo ranking. É urgente que Os Mosqueteiros, Auchan e Jerónimo Martins mostrem a sua preocupação pela actual crise dos oceanos e assumam a responsabilidade de adoptar uma política de compra que garanta aos seus consumidores peixe sustentável no futuro.
Em 2008:
Em agosto de 2008, a Greenpeace chumbou as cinco maiores cadeias de supermercados em Portugal depois de concluir que nenhum possuía uma política de compra de peixe sustentável. Desde o lançamento do primeiro ranking, a organização entrou em diálogo com alguns dos grupos económicos, como o Lidl e a Sonae, que aceitaram o desafio da Greenpeace e têm progressivamente adoptado medidas para garantir que todos teremos peixe no futuro.

Fonte original da informação e artigo completo aqui


Nota: esta informação é constante do site do Greenpeace Portugal e disponibilizada apenas como uma das várias fontes de informação disponíveis. Como tal este artigo não pretende ser prejudicial para qualquer uma das empresas referidas uma vez que reflecte apenas as conclusões da referida entidade.